quinta-feira, 3 de maio de 2012

Expo Brasil 2012 recebe caravana do Baixo Sul da Bahia

O SEBRAE; Divulgar o artesanato produzido com a folha e o coco da piaçava e abrir novos mercados são oos objetivos principais dos artesãos de Pratigi, na região do Baixo Sul da Bahia, que participam da 10ª Expo Brasil Desenvolvimento Local. A feira realizada em Brasília promove a troca de experiências de desenvolvimento territorial como estratégia de inclusão e transformação social. O evento começa nesta quarta-feira (25) e vai até sexta-feira (27), no Centro de Convenções Brasil 21.

A caravana com mais de 40 pessoas, entre empreendedores e agentes de desenvolvimento local da região, contou com o apoio do Sebrae na Bahia para participar da feira. "Para nós é muito importante participar deste evento, pois são 197 famílias cooperadas, sendo 70% voltada ao artesanato", conta Wellinton Silva, coordenador da Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi (Cooprap). O grupo mostra na Expo Brasil trabalhos em cestaria e biojoias produzidas com coco da piaçava. De acordo com o coordenador da cooperativa, cada exposição é uma oportunidade para divulgar e valorizar a criatividade, além de abrir novos mercados para aumentar a renda dos artesãos cooperados.

O gestor do Sebrae na Bahia no na região do Baixo Sul, Amândio Barbosa, foi um dos organizadores da caravana. Para ele, este é o grupo mais representativo do estado no evento. "Estamos levando uma caravana de 45 pessoas do Território da Cidadania do Baixo Sul. É a maior da Bahia na Expo Brasil com o objetivo de adquirir conhecimento e entender como se dá o desenvolvimento de forma territorial", afirma ele.

Agentes de Desenvolvimento Local

A caravana do Sebrae conta ainda com futuros agentes de desenvolvimento. Eles irão atuar nos municípios da região que já implantaram a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. De acordo com Amândio Barbosa, esta é uma boa oportunidade dos agentes adquirirem conhecimento na área de desenvolvimento territorial. "Com a participação na Expo Brasil pretendo trazer o que há de melhor dessa integração, dessa troca de experiência, para ajudar no desenvolvimento do nosso território", destaca Uiara Roxo, uma das agentes que vai trabalhar no Baixo Sul.

A 10ª edição da Expo Brasil Desenvolvimento Local espera 2,5 mil pessoas, contando com a participação do Sebrae, dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Integração Nacional, Desenvolvimento Social, Trabalho e Meio Ambiente, e ainda da Fundação Banco do Brasil, Itaipu Binacional e organizações não-governamentais. A feira apresenta artesanato, doces e compotas, vinhos, confecção e objetos de decoração, entre outros produtos elaborados por micro e pequenos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário